O que é a Bitcoin?
13 de fevereiro de 2018 (atualizado em 14 de julho de 2021)
A Bitcoin é considerada um criptoativo, mas em que consiste e o que implica para as moedas reais?
Basicamente, trata‑se de um código digital, que pode ser transacionado por via eletrónica. Não tem forma física, sendo as unidades de Bitcoin criadas e rastreadas por uma rede de computadores, através de fórmulas matemáticas complexas, em vez de por uma única autoridade ou organização.
É, portanto, virtual, mas não uma moeda. Porque não?
Nenhuma autoridade assegura a sua proteção
A Bitcoin não é emitida por uma autoridade pública central. Não é possível ter o mesmo nível de confiança na Bitcoin que numa moeda oficial como o euro, que é garantido pelos bancos centrais da área do euro. Enquanto guardiães do euro, trabalhamos para garantir o seu direito de pagar com euros e para preservar o seu valor.
Não é uma forma de pagamento geralmente aceite
Se fosse uma moeda, a Bitcoin poderia ser amplamente utilizada, o que não acontece. São muito poucos os locais onde se pode pagar em Bitcoin e, quando é o caso, as transações são lentas e onerosas.
Ninguém protege os seus utilizadores
A Bitcoin pode ser roubada por piratas informáticos. Se isso acontecer, o utilizador não dispõe de qualquer proteção legal.
É demasiado volátil
Uma moeda constitui uma reserva de valor fiável, quando os utilizadores podem estar seguros de que, com o dinheiro que têm, poderão comprar aproximadamente a mesma quantidade de bens hoje, amanhã ou daqui a um ano. A Bitcoin não é estável. Já se verificaram subidas e quedas extremas do seu valor no espaço de apenas alguns dias.
Conteúdos relacionados
Saiba mais sobre um euro digital
Um euro digital seria um instrumento rápido, fácil e seguro para os seus pagamentos diários.
Secção sobre um euro digitalO futuro da moeda
Leia o artigo de Christine Lagarde sobre moeda e pagamentos, publicado na revista L’ENA hors les murs (não disponível em português).
“The future of money – innovating while retaining trust”