Processo de redesenho
Em dezembro de 2021, anunciámos os nossos planos para redesenhar as notas de euro, como parte do processo de desenvolvimento de notas novas. Queremos garantir que as notas de euro permanecem disponíveis e acessíveis e que continuam a ser um meio de pagamento seguro e eficiente.
Queremos também que as notas sejam tão sustentáveis e respeitadoras do ambiente quanto possível. Por isso, estamos a analisar a sua pegada ambiental. O objetivo é identificar oportunidades para reduzir o seu impacto ambiental recorrendo a novos produtos e processos. Este processo constitui igualmente uma oportunidade para tornar as notas de euro mais inclusivas para todos os europeus.
O Conselho do BCE decidirá sobre um novo tema e os novos desenhos. Terá em conta as opiniões expressas pelo público em inquéritos e o parecer dos grupos de especialistas.
O processo compreende duas etapas importantes:
- a escolha de um novo tema
- a fase de desenho, que inclui a seleção de possíveis motivos e um concurso para o desenho das novas notas
Continuaremos a envolver os europeus e os especialistas pertinentes. Pretendemos garantir que o tema e os desenhos selecionados sejam significativos para todos os europeus.
Principais etapas do processo de redesenho
Seleção de um tema para as nossas futuras notas
Em 29 de novembro de 2023, o Conselho do BCE decidiu avançar para a fase seguinte do processo de redesenho das notas de euro, tendo selecionado dois possíveis temas: “Cultura europeia” e “Rios e aves”. Com vista a refletir as preferências do público o mais amplamente possível, os temas pré‑selecionados “Rios: as águas da vida na Europa” e “Aves: livres, resilientes e inspiradoras” foram combinados num único tema relacionado com a natureza que reflete temas mais amplos, como o ambiente e a sustentabilidade.
É muito importante para nós que as decisões tomadas ao longo de todo o processo reflitam as opiniões do público europeu. Os temas selecionados foram os preferidos quer no inquérito online do BCE quer no inquérito realizado por uma empresa de estudos de opinião externa.
Consulta dos europeus
Desde o início do processo de reformulação, consultámos o público europeu duas vezes.
Entre dezembro de 2021 e março de 2022, falámos com pessoas de todos os países da área do euro para saber a sua opinião sobre possíveis temas para as futuras notas de euro.
Saiba o que foi dito, lendo o relatório do estudo qualitativo sobre os novos temas para as notas de euro.
Relatório completo Síntese do relatórioEntre julho e agosto de 2023, realizámos um inquérito online, no qual solicitámos às pessoas que nos indicassem o seu tema preferido de entre os sete temas pré‑selecionados. Mais de 365 mil europeus responderam ao inquérito. Para assegurar uma amostra representativa, mandatámos também uma empresa de estudos de opinião independente que realizasse um inquérito semelhante nos países da área do euro, paralelamente ao inquérito online.
Leia o relatório para ficar a saber mais pormenores sobre os resultados dos inquéritos.
Relatório completo Síntese do relatórioConsulta de especialistas
No final de 2021, criámos o Grupo Consultivo Temático, um grupo independente, multidisciplinar e diversificado de especialistas de toda a área do euro, que foi incumbido de dar o seu parecer sobre possíveis novos temas para as futuras notas de euro. Com base na informação recolhida no âmbito de um estudo qualitativo, o grupo propôs uma lista de temas.
Em seguida, o Conselho do BCE analisou cuidadosamente se esses temas eram significativos para os europeus e se representavam a vida e os valores europeus, tendo decidido acrescentar um sétimo tema – “Cultura europeia”.
Os sete temas pré‑selecionados são enumerados a seguir (sem especial ordem de preferência). É fornecida uma descrição dos temas no comunicado de imprensa de 10 de julho de 2023.
- “Aves: livres, resilientes e inspiradoras”
- “Cultura europeia”
- “Valores europeus refletidos na natureza”
- “O futuro pertence‑lhe”
- “Mãos: juntos construímos a Europa”
- “A nossa Europa, nós próprios”
- “Rios: as águas da vida na Europa”
Foi criado um grupo de peritos para apoiar o BCE ‒ o Grupo Consultivo para os Motivos ‒ que proporá ao Conselho do BCE motivos baseados nos dois temas selecionados. Os membros do grupo representam diferentes áreas de especialização relacionadas com ambos os temas.
Seleção de motivos e desenhos
Agora que selecionámos os possíveis temas “Cultura europeia” e “Rios e aves”, iremos passar à seleção dos motivos que melhor os podem ilustrar.
Posteriormente, será dado início à preparação do concurso de desenho. Forneceremos mais informação sobre a fase de conceção do desenho e o concurso através dos nossos canais oficiais. Está previsto que o Conselho do BCE decida sobre os futuros desenhos em 2026.
Uma vez selecionados os desenhos, o Conselho do BCE decidirá sobre a data de início da produção e emissão das notas de euro novas. Depois disso, ainda demorará alguns anos até as primeiras notas serem produzidas e chegarem às nossas carteiras.